Crazy Fan Book's

resenha de livros nacionais e estrangeiros

Um Estudo em Vermelho

Um Estudo em Vermelho Book Cover Um Estudo em Vermelho
Sherlock Holmes
Sir. Arthur Conan Doyle
Literatura Estrangeira / Romance Policial
Melhoramentos
9788506063897
Paperback
248
A Study in Scarlet

Um Estudo em Vermelho conta a primeira aventura da célebre dupla, formada pelo brilhante investigador e seu amigo e veterano de guerra, Dr. Watson. Por meio de uma narrativa cativante e bem elaborada, desenvolve-se a trama de mistério, amor e morte.

 

 

“… un sot trouve toujours um plus sot qui l’admire.”
“… um idiota sempre encontra um idiota maior para admirar.”

 

Nesta história, Sherlock Holmes (SH) é apresentado ao Dr. Watson, que acaba de voltar do Afeganistão, por seu conhecido comum Sr. Stamford.

SH procurava alguém para dividir um imóvel que o agradou muito mais que estava além de suas possibilidades e Dr. Watson precisava sair do hotel que estava hospedado e se mudar para algo menos custoso.

Foi assim que tudo começou, a amizade entre SH e Watson e nossa paixão pelo personagem mais carismático e icônico criado pelo autor Sir. Arthur Conan Doyle.

 

“… para conhecer a humanidade, estude o homem.”

 

A partir daqui começam os relatos sobre os casos do famoso detetive narrados pelo ponto de vista, memórias e anotações de Watson.

SH com seu cérebro brilhante e sua ironia sempre presente, muito astuto, sempre a dez passos a frente nas investigações, com uma memória absurda para casos antigos, se auto intitula – neste volume – um detetive consultor.

 

“… É um erro que esta pequena sala (Cérebro) tem paredes elásticas e pode se estender indefinidamente. Assim, chega o momento em que para se adcionar qualquer conhecimento novo, deve-se esquecer algo que já se sabia. É da maior importância, portanto, não ter fatos inúteis atravancando aqueles que são úteis.”

 

SH tem mais de 1,80 m, é muito magro, de nariz fino, queixo quadrado e proeminente, mãos de extraordinária delicadeza apesar de sujas de tinta e manchadas por produtos químicos.
Esta é a descrição do famoso detetive pelo olhar de Watson.

O mistério dos jardins louriston estava incomodando os detetives da Scotland Yard, os competentes Sr. Lestrade e Tobias Gregson, por isso eles decidem pedir ajuda a SH, seu conhecido detetive colaborador.

A história é dividida em duas partes: na primeira o crime acontece e decisões são tomadas para desvendá-lo, na segunda parece que uma nova história independente está começando mas na verdade você será apresentado ao motivo e será transportado a onde tudo começou e em poucas páginas você chega a conclusão da leitura.

 

O endereço para onde os novos camaradas se mudam é conhecido por todos até hoje e ainda recebe cartas de muitos que anseiam pela sabedoria de SH para resolver seus problemas.

BAKER STREET 221B, Londres.

 

Ao contrário do que diz a lenda, SH não é conhecedor de todos os assuntos do universo. Ele acredita que deve utilizar seu cérebro de modo a armazenar somente as informações indispensáveis ao seu trabalho – chama- as de ferramentas úteis.

SH convocou uns garotos de rua para obter informações de seus casos. Os chamou de A Força Policial dos Detetives da Backer Street. Como ninguém dá importância a presença deles, os meninos conseguem ouvir o que se passa ao redor mais rápido que qualquer policial.

 

Este livro que li, faz parte de um box de histórias da Melhoramentos. É pequeno, fininho, com páginas brancas, letras com tamanho confortável aos olhos e é bem bonitinho e delicado. Vou colocar uma foto do kit abaixo.

 

Box 1   Box 2

 

Independente de qual versão editorial ou de qual volume das histórias de Sherlock Holmes você tenha oportunidade de ler, eu recomendo e garanto que vale muito a pena. Não tomará muito seu tempo, pois as histórias se desenvolvem muito rapidamente, prendem a atenção do leitor – são curtinhas e sem rodeios. É uma das características do autor.

 

Algumas frases de SH que retirei do livro:

“- Meu caro Watson, …”

“… Não há mistério.
Apenas aplico aqueles princípios de observação e dedução à vida comum.”

“… Mas doutor, vou pegá-lo. E devo agradecer-lhe. Se não fosse por sua insistência, teria deixado passar o melhor estudo com que já me deparei: Um estudo em vermelho (…) Trata-se da ameaça vermelha do assassino correndo pela trama desbotada da vida, e nosso dever é detê-la, isolando e expondo cada centímetro dela.”

 

O sucesso de Sherlock Holmes é tanto, que além de uma estátua do detetive logo na saída as estação de metro Backer Street, foi criada um museu de SH como se fosse de fato a casa descrita no livro com tudo que se espera encontrar além de um guarda na porta e um funcionário dentro da casa – ambos uniformizados de acordo com suas funções. O assistente  dentro da casa, embora fique quietinho no canto, está preparado para responder as perguntas sobre seu ilustre empregador (SH).

 

Museu 4 fw

 

Eu estive nesse museu e foi incrível, tinham alguns bonecos de cera representando cenas dos livros, o famoso cachimbo, as lentes de aumento, a boina e um livro de visitas, ao qual fiz questão de assinar. :D

 

Museu 3 fw  Museu 1 fw

 

Se você é fã de SH como eu sou, quando passar por Londres, não deixe de conhecer o museu. (Acredito que esse museu seja interessante apenas aos fãns do detetive)

É uma casa estreita e pequena com 3 andares e uma lojinha de presentinhos ao lado. É uma visita rápida e é sempre muito movimentado pois visitantes de todo mundo vão conhecer.

 

Museu 2 fw

 

O nome da rua é Backer mesmo mas o número é  na verdade 237-241. Mas não se preocupe, é fácil reconhecer a casa e muito fácil de chegar. Pegue a direita ao sair da estação de metro Backer Street, não tem como se perder.

O site oficial é este aqui: http://www.sherlock-holmes.co.uk/

Caso tenha visitado ou deseje visitar não se esqueça de me contar suas experiências e seus planos ao final deste post ou na página do facebook.

 

 

A curiosidade é que embora o autor tenha sido eternizado por ter criado SH, esta criação era pra ter sido apenas um livro mas o público na época e as editoras pediam mais até que ele teve que se render. Não deixou seus outros trabalhos literários de lado, porém sobre o detetive conseguimos encontrar 56 contos e 4 livros.

Sou grata por ele ter cedido ao público, do contrário, muitos outros grandes autores não teriam de onde tirar inspiração e eu não teria tantos momentos agradáveis na companhia dessa dupla adorável – SH e Dr. Watson.

 

Minha última aquisição de livros sobre o detetive é linda e inestimável pra mim.
Um livro em capa de couro que contém todas as histórias sobre Sherlock Holmes.
Vou colocar uma foto aqui pra mostrar que coisa linda!! Editora Barnes & Noble (New York)

 

Um Estudo em Vermelho fw
Infelizmente como são muitas histórias em um só volume as letras são menores do que prefiro e é bem “pesadinho” mas valeu cada centavo.
Quando terminar minha leitura eu volto pra comentar.

 

Boa leitura!!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>