Crazy Fan Book's

resenha de livros nacionais e estrangeiros

Sex and the City

Sex and the City Book Cover Sex and the City
Candace Bushnell
Literatura Estrangeira / Contos e Crônicas
Record
9780446673549
Paperback
352
Sex and the City

'Sex and the city', de Candace Bushnell, foi o livro que inspirou a série homônima que se tornou um dos maiores sucessos na TV nos últimos anos. Com mais de um milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos, o livro conta histórias picantes e divertidas de quatro amigas em Nova York. Observando os lugares da moda, as festas, o que usam, fazem e falam os ricos e colunáveis nova-iorquinos - e se inspirando em experiências para lá de pessoais - Candace Bushnell abasteceu por anos a fio sua coluna 'Sex and the city', publicada no jornal The New York Observer. Curiosamente, logo após o término de seu affair com o igualmente badalado, bonito, glamouroso e então editor da revista Vogue, Ron Galotti, a jornalista decidiu reunir 25 de suas crônicas em um livro, que mais tarde deu origem à cultuada série de TV.

 

“A person only make so much effort until they get tired or lose interest…”

 

Finalmente parei para ler este livro que já estava na minha prateleira há tempos!!!

Desde que li “O Diário da Carrie”, que é uma literatura juvenil, fiquei interessada na história que originou a personagem e que ao virar série de tv causou o maior burburinho. Agora que finalmente consegui, confesso que foi muito diferente do que eu esperava.

Sabia que o seriado de tv, o qual acompanhei na época, não era fiel a obra de Candace, por isso mesmo achei que a leitura pudesse valer a pena, já que a série não estava perto de entrar na minha lista de preferências mas não sabia o quanto encontraria de semelhança aqui.

 

“You have to put your foot down.
They can’t think you’re this poor, suffering little woman who can’t live without them.
Because it’s not true. You can”.

 

Para mim, a história começou muito confusa, eram muitos personagens, muitos diálogos e a forma que eram apresentados não me agradou nem facilitou a minha compreensão da história.

Ao contrário de “O Diário de Carrie” e “O Verão e a Cidade” (clique no nome do livro para ser direcionado ao post respectivo) – que foram meus únicos contatos com a autora até então – seguem a narrativa do ponto de vista da própria Carrie. Neste livro a história é apresentada por uma terceira pessoa e os textos são apresentados em colunas de tamanhos variados. No início esperava que Carrie viesse a narrar em algum momento mas depois percebi que não aconteceria. Ok.

The Carrie Diaries Summer and the City

 

As amigas da série (Charlotte, Miranda e Samantha) aparecem mas não fui capaz de ter empatia por nenhuma delas, nem pela Carrie (Neste livro). Sr. Big é até melhor que na série mas em geral todos os personagens me pareceram imaturos. São muitos personagens, muito disse me disse, muitos questionamentos que em sua maioria giravam em torno de sexo (como era de se esperar) mas o que salvou e me fez ir até o final foram os comentários irônicos, que me fizeram rir várias vezes.

 

“Relationships in New York are about detachment, she said.
But how do you get attached when you decide you want to?
Honey, you leave town”.

 

Meu livro vem com uma introdução da própria autora explicando que acrescentou 2 capítulos a história original para dar um final de verdade a Carrie e Sr. Big. E que achei a parte mais interessante de todo o livro. (Opinião pessoal, que fique bem claro!)

 

“ ’When I first met you, I liked you’ he said ‘Then I liked you a lot. Now I… I’ve grown to love you’ ”.

 

Minha versão é em inglês e por isso as frases/quotes que escolhi não foram traduzidas. A editora da minha versão é a Grand Central, letras pequenas e bem escuras (por isso não tive dificuldade ao ler) e folhas recicladas. A capa traz a atriz, Sarah Jessica Parker, que interpretou Carrie na série de tv. Existe uma versão no Brasil em português pela editora Record mas não posso comentar a respeito já que nunca a tive em minhas mãos.

 

sex_and_the_city-movie

 

Foi decepcionante! Uma leitura forçada e o primeiro livro que rolou semanas pela casa faltando 7 páginas para terminar e eu sem coragem de ir até o fim.

De repente, sua experiência foi melhor que a minha…

Não vou dizer que indico a leitura mas se você o fizer, não deixe de me contar!

 

“ ’Why me baby?’ he asked ‘with all the guys you’ve gone out with, why do you want to pick me’ ”?

 

Continuo super fã da autora e tenho outros livros dela na minha estante esperando, tive 1 experiência ruim e esse foi seu primeiro trabalho como autora, que antes tinha uma coluna no jornal em Nova York, o que provavelmente a direcionou neste livro. As pessoas mudam a todo momento, certo? Ou talvez meu timing estivesse fora para o livro…

Já já eu volto com outros posts de livros não só de Candace mas de outros autores que alegram minha vida.

Xoxo.

 

“Welcome to the Age of Un-Innocence… into this mess”?

 

 

Quanto ao filme…

Sex-And-The-City-The-Movie-2008-Wide-Screen

 

Nossa… assisti há tantos anos que nem lembro os detalhes. Lembro que não gostei! Embora tenha sido uma grande produção e as personagens estivessem poderosas.

Lembro que a promoção foi tal que até a primeira dama dos EUA, Michelle Obama, fez questão de assistir.

Teve o filme 1 e o filme 2, mas lembro claramente de não ter gostado de ambos.

Se eu voltar a assistir algum dia a qualquer um deles, retorno a este post para comentar…

Sex And The City 2 - UK Premiere - Red Carpet Arrivals

 

Foto da Autora:

candace-bushnell_nova

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>