Crazy Fan Book's

resenha de livros nacionais e estrangeiros

Eclipse

Eclipse Book Cover Eclipse
Twilight Saga #3
Stephenie Meyer
Literatura Estrangeira / Romance
Intrínseca
9788598078410
Paperback
446
Eclipse

Havia algo que Edward não queria que eu soubesse. Algo que Jacob não teria escondido de mim. Algo que pôs tanto os Cullen quanto os lobos no bosque, movendo-se juntos numa proximidade perigosa. (…) Algo que eu, de algum modo, esperava. Que eu sabia que aconteceria de novo, tanto quanto desejava que jamais acontecesse. Nunca teria um fim, teria?'
Enquanto Seattle é assolada por uma sequencia de assassinatos misteriosos e uma vampira maligna continua em sua busca por vingança, Bella está cercada de outros perigos. Em meio a isso, ela é forçada a escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob - uma opção que tem o potencial para reacender o conflito perene entre vampiros e lobisomens. Com a proximidade da formatura, Bella vive mais um dilema: vida ou morte. Mas o que representará cada uma dessas escolhas?

 

“- Você sabe que roubei, menti, cobicei… Minha virtude é tudo o que resta – Ele deu um sorriso torto. (...)

- Mas o que você cobiçou? – perguntei, em dúvida – Você tem tudo.

- Eu cobicei você. – Seu sorriso ensombreceu – Não tenho o direito de querer você… Mas estendi a mão e peguei assim mesmo. E agora olha no que você se transformou? Tentando seduzir um vampiro. – Ele sacudiu a cabeça, fingindo pavor.”

 

Acredito que o que cativa na história é a ingenuidade e pureza da adolescência e a descoberta da paixão e do primeiro amor.

Como comentei em outros posts, não é meu livro preferido mas tem seu encanto.

Livro 3 da Saga Twilight é uma história bem mais agradável que a do livro anterior, na minha opinião (Claro!).

 

Edward começa a tomar confiança em si mesmo, no seu autocontrole perto de Bella, aliás, desde o final do livro 2 ele se transformou e passou a se deixar levar por seus instintos humanos adormecidos. Pelo visto o trauma da perda teve grande impacto na “vida” dos dois.

(Relembre clicando aqui 1 e 2)

Temos aqui Edward e Jacob unidos para salvar Bella, depois de muita confusão, crescimento sem envelhecer, imprinting, revelações de como Rosaly e Jasper se tornaram vampiros; como os Quileutes descobriram seu passado como lobisomens, a lenda da 3ª esposa, o que os força a continuar se transformando e outras particularidades que não são abordadas pelos filmes ou são superficialmente abordadas.

A visão de Alice não é capaz de alcançar os truques orquestrados pela maior inimiga dos Cullen, e com isso temos alguma ação nesse romance de paz.

Bella reforça seu desejo de ser transformada antes que se torne mais velha que seu amado ou antes que os Volture apareçam para conferir se cumpriram a promessa feita no livro passado. Enquanto Edward impõe sua única e irrevogável condição, que já conhecemos no livro, lembra né?

 

“… Não é como o amor à primeira vista. É mais como… uma atração gravitacional. Quando a vê, de repente não é mais a Terra que mantém você aqui. É ela, E nada importa mais do que ela. E você faria qualquer coisa por ela… Você se torna o que ela precisa que seja, um protetor, amante, amigo ou irmão.”

 

Com Eclipse temos o terceiro livro de uma saga com 5 livros e meio + 1 edição comemorativa que traz a reprise do primeiro livro + uma história as avessas , acaba de sair (já comprei mais ainda não li) e muitas outras versões variadas e sem importância…. Sendo que o livro 5, é ao meu ver, dispensável a história.

Voltando a Edward e sua imposição… Bella também faz uma exigência, sua própria condição e graças a isso o clima esquenta um tiquinho. E por mais que seja difícil entender porque Edward não cede aos desejos de sua amada, suas demonstrações de ter um desafio pessoalmente difícil e doloroso em mãos, sua maneira carinhosa, atenciosa e devotada dedicada a Bella torna impossível pra mim não vê-lo como um Fofo!!
Jacob claro, também é (um fofo!) e amadureceu bastante após sua transformação mas nada como o primeiro amor, concorda?

Rola também uma proposta de casamento a moda antiga, bem lindinho!!!

 

“… Só quero que seja oficial… Que você me pertença e a mais ninguém.”

 

E é neste volume que é citado o livro de Emily Brontë O Morro dos Ventos Uivantes, como o livro de cabeceira de Bella e que Edward relê refletindo sobre as decisões do personagem Heathcliff.

O Morro dos Ventos Uivantes

[Também li este livro há alguns anos – versão da Lua de Papel em português (foto acima)- e não gostei da história mas decidi comprar a versão original e dar mais uma chance ao romance, qualquer hora eu volto pra contar…]

 

“- Folheei o livro, encontrando facilmente a página… E sei com quem não posso deixar de viver.”

 

Edward se aproveita das concessões abertas por Bella e utiliza sua influência ou dinheiro para ajuda-la a se candidatar a várias universidades mesmo depois de prazos terem sido encerrados. (Que luxo!!)

 

Neste post acabei não indicando alertas de Spoiller porque o filme já está tão batido a essa altura que as partes que deveriam surpreender já são de conhecimento geral. Me desculpe se estraguei o momento para alguém mas tentei ser um pouco superficial nos comentários para não escancarar os detalhes de cada personagem.

 

Stephenie Meyer com sua escrita fluida conseguiu que seus personagens cativassem o leitor ao ponto que bem e mal, certo e errado fogem da escolha previsível nesse gênero sobrenatural.

Se você já leu os 2 primeiros, não deveria parar agora. Os livros são muito mais interessantes que os filmes e o audiobook em inglês me envolveu ainda mais. Por isso recomendo os dois.

Nossa edição em português fica por conta da Intrínseca e assim como os outros volumes o livro é grosso, a capa linda como a original, as letras ótimas e as páginas amareladas.

Informações técnicas do audiobook: Unabridged, narrado por Ilyana Kadushin, duração 16hs e 26 min.

Eclipse Audiobook

 

“… Percebe que sua tração implacável por tudo que é letal é bastante forte para arrancar da extinção um bando de caninos mutantes? Se pudéssemos engarrafar sua sorte, teríamos uma arma de destruição em massa.”

 

 

Quanto ao filme…

DVD The Twilight Saga Eclipse

 

Vou precisar rever pra ver se algo me agradou em particular, enquanto não faço isso minhas opiniões nos posts anteriores servem de base, checa só… 1 e 2

 

Cast-Twilight-Saga

 

Em breve voltarei com o post sobre Amanhecer, Vida e Morte e quem sabe mais alguns… rss

Xoxo

 

Fotos da capa EUA e da autora:

Eclipse Original Cover Premiere Of Summit Entertainment's "The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1" - Arrivals

 

Twilight Saga:

* Twilight (2005) – Crepúsculo
* New Moon (2006) – Lua Nova
* Eclipse (2007) – Eclipse
* Breaking Dawn (2008) – “Amanhecer”
* The Short Second Life of Bree Tanner (2010) – “A Breve Segunda Vida de Bree Tanner”
* Twilight Tenth Anniversary/Life and Death Dual Edition – “Edição Especial de Aniversário de 10 Anos Crepúsculo / Vida e Morte”

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>