Crazy Fan Book's

resenha de livros nacionais e estrangeiros

Crepúsculo

Crepúsculo Book Cover Crepúsculo
Twilight Saga #1
Stephenie Meyer
Literatura Estrangeira / Romance
Intrínseca
9788598078304
Paperback
358
Twilight

Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, vez hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio.

 

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim,
disse Deus: Não comereis dele,
Nem nele tocareis
Para que não morrais.
Gênesis, 3:3

 

 

Não faço a menor ideia em que ano li este livro, mas parece que foi a séculos…

Muito depois de o filme Crepúsculo chegar ao cinema, tive oportunidade de assistir em casa com uma amiga. E nem estava animada, pois não sou muito fã do sobrenatural. Mas o filme foi tão bonitinho que achei que valia a pena ver qual era a “real história” da autora e não me arrependi.

Devorei os 3 livros na mesma semana (2 dias para leitura de cada – Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse), dormi muito pouco durante este período. Mas o livro Amanhecer ainda não havia sido lançado e tive que esperar que chegasse as lojas para concluir a leitura (Este era maior li em 3 dias).
Depois ainda veio aquele A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, que achei uma bobagem; e vazou o livro que contava a história pelo ponto de vista de Edward Cullen, Midnight Sun, que acabei baixando no site da autora e que, a meu ver, tinha tudo para ser mais um sucesso. Uma pena ter ficado de lado.

Pra quem acompanhou da pra ter uma ideia de quanto tempo faz e por isso eu tive que reler pra fazer este post.
Claro que me lembrava da história mas desde que li o livro, passei a assistir ao filme de vez em quando e como filmes nunca são muito fiéis aos livros esqueci de alguns detalhes que me agradaram muito e percebi que a história do livro é bem melhor e faz mais sentido.

Pra quem não leu ainda ou nunca ouviu falar (será?) a história deste e dos outros volumes da saga é contada pelo ponto de vista de Bella – Isabella Swan que é meio chatinha no filme e muito sem expressão e que no livro, embora seja um pouco retraída, é uma menina bem mais interessante. Eu até gosto dela! :)

Bella se muda no meio do semestre para uma cidade chamada Forks (Washington) onde seu pai (Charlie) vive e deixa Phoenix onde morava com sua mãe (Renée) e o padastro (Phil). Ela troca o calor pela cidade chuvosa pra deixar sua mãe curtir um pouco a vida de casada enquanto ela vira a própria vida de ponta cabeça.

Já havia passado alguns verões com o pai em Forks, quando criança mas não gostava da cidade e logo que pode, aos 14 anos, decidiu que não voltaria pra lá nas férias de verão.

Bella tem que começar na escola (Forks High School) no meio do semestre e como Forks era uma cidade pequena todos sabiam de sua chegada e a aguardavam e ela não se lembrava de quase ninguém.

As coisas não aconteceram como mostra no filme mas a ordem é aquela mesmo, ou quase. Não vou descrever com detalhes o que era e o que não era, você vai ter que conferir sozinho(a) mas talvez não me contenha e fale alguma coisa.

Pra começar Bella tem 17 anos, é linda, descoordenada, esperta, introspectiva, um pouco irônica, nunca teve um namorado, se achava completamente deslocada no mundo e tem baixa autoestima (lógico!!!).

Logo no primeiro dia de aula vários alunos se apresentam a Bella e tentam ajudar de alguma maneira, o que ela aceita sem muita convicção de ser o que ela preferiria mas devido a consciência de como as coisas funcionam em uma cidade pequena prefere não ser rude e tenta se entender com todos mesmo que não lembre de seus nomes.
Tudo corre normalmente até que chega a hora do almoço e no refeitório Bella avista os Cullen pela primeira vez e fica encantada com a beleza dos 5 indivíduos peculiares. Edward Cullen, Emmett Cullen, Rosali Hale, Jasper Hale e Alice Cullen.
Todos adotados pelo Dr. Carlisle Cullen e sua esposa Esme, sendo que Rosali e Jasper são irmãos. Longa história…
Os Cullen além de lindos são muito reservados, não se misturam com os alunos da escola e ficam juntos o tempo todo. A beleza deles não passa despercebida aos olhos de ninguém!

A interação inicial entre Edward e Bella começa de um jeito muito esquisito só que não passa muito tempo até que Edward desista da barreira que criou entre eles e comece a se aproximar de Bella.

 

“- Eu disse que seria melhor se não fossemos amigos, e não que eu não queria ser.”

“- Seria mais… prudente pra você não ser minha amiga – explicou ele. – Mas estou cansado de tentar ficar longe de você, Bella.”

 

É um romance bem puro e com aquelas dúvidas do primeiro amor, só que este amor é um pouco fora do convencional já que se trata de um vampiro e uma humana mas é bem melhor apresentado no livro que no filme. Você consegue ter uma melhor ideia do motivo da relutância de Edward em se aproximar de Bella e de como funciona a cabeça de uma adolescente apaixonada que só vê perfeição no ser amado. E vampiros que não mordem humanos, você só vai encontrar nesta história.
Tem também homem que vira lobo ou lobisomem mas neste volume só ouvimos histórias e lendas da região, os lobos em ação vão aparecer na história nos volumes seguintes.

 

“ – Ainda estou esperando por sua teoria mais recente.

– Não. Nada se encaixava. A maior parte era meio boba. E então… – eu parei.
– O quê?
– Conclui que não importava – Sussurrei.

– Não – eu disse suavemente. – Não importava para mim o que você é.
Um tom ríspido de escárnio penetrou sua voz.
– Você não liga que eu seja um monstro? Que eu não seja humano?
– Não.”
 

 

“– Me deixa… angustiado… ficar longe de você.”

 

“De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele – e eu não sabia que poder essa parte teria – que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.”

 

 

Quando comprei meu livro não encontrei a capa tradicional da maçã, fiquei muito triste mas já me acostumei com a capa do filme. A qualidade é ótima, o tamanho das letras é agradável e as letras são escuras, as folhas amareladas e na minha capa aparece o nome do livro prateado e em relevo, veio até um pôster do filme de um lado Bella e Edward e do outro os irmãos Cullen e Bella tudo meio sombrio.

Foi o primeiro livro da autora que chegou em minhas mãos e gostei muito de como ela escreve, prendeu minha atenção e mesmo tendo um pouco de confronto entre o bem e o mal, o que acho sempre cansativo, neste volume não foi nem um pouco.
O papo entre James e Bella foi bem informativo, bem menos estressante que no filme.

E as escolhas de clássicos da literatura (Macbeth, Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito, Razão e sensibilidade, Mansfield Park, …) como leitura de Bella, muito inspiradoras…

 

**SPOILER ALERT**

Só pra constar, Jacob Black tem apenas 15 anos e não conhecia Bella, suas duas irmãs que não moram mais na reserva é que brincavam com Bella na infância. E embora as lendas da tribo sejam divulgadas a todos os integrantes da mesma, Jacob ainda é muito jovem e parece não acreditar na parte entre Lobisomens e os Frios (Bebedores de Sangue).
Pra quem viu o filme e não leu o livro isso não vai funcionar muito bem… rsss
Mais é a verdade da história!

Se eu for comparar tudo que acontece de diferente ou que foi alterado vou ficar aqui até amanhã…

 

 

“- Não posso ser sempre Lois Lane – insisti. – Também quero ser o Super–homem.”

 

 

 

Quanto ao filme…

 

DVD The Twilight Saga TWILIGHT

 

Na minha opinião, de toda saga este filme é o mais interessante e adorei a trilha sonora. Talvez por não ter começado com uma grande produção ele conseguiu passar mais sentimento e o detalhe de um único beijo durante todo o filme foi uma tortura que deu um toque especial.

Twilight Movie part 1

Quanto a escolha dos atores, sei que fizeram muito sucesso mais eu não gostei das escolhas para Bella (Kristen Stewart), Edward (Robert Pattinson) e Rosali (Nikki Reed). Pra ser sincera, o elenco vampiro era pra ser infinitamente mais atraente.
A atriz que interpreta Alice (Ashley Greene) é linda, se era pra ficar com aquele elenco deveriam ter posto ela no lugar de Bella, embora ela seja uma Alice muito fofa.

Ashley Greene 1   Ashley Greene 3

 

Conseguimos um Edward bem fora do “padrão FIFA” e uma Bella pra lá de sem sal. Acho que de todos os filmes a atriz está mais bonita nesse depois ela emagreceu demais.
Gosto é gosto e cada um tem o seu.

 

The Cullens Twilight Movie part

 

A cena final do baile é uma das minhas partes favoritas e aquela música é demais (Flightless Bird, American Mouth)!!!

 

Twilight Movie part 2

 

A aparição da autora (Stephenie Meyer) durante a filmagem, embora bem curtinha, foi um toque legal.

 

“- E então o leão se apaixonou pelo cordeiro… – murmurou ele.
Virei a cara, escondendo os olhos enquanto me arrepiava com a palavra.
– Que cordeiro imbecil – suspirei.
– Que leão masoquista e doentio. – Ele olhou a floresta sombreada por um longo momento e eu me perguntei aonde seus pensamentos o levavam.”

 

 

Se você ainda não viu o filme ou leu o livro eu recomendo os dois!

Boa diversão!

 

Fotos da autora e da capa EUA:

Premiere Of Summit Entertainment's "The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1" - Arrivals  Twilight

 

 

Twilight Saga:

* Twilight (2005) – Crepúsculo
* New Moon (2006) – Lua Nova
* Eclipse (2007) – Eclipse
* Breaking Dawn (2008) – “Amanhecer”
* The Short Second Life of Bree Tanner (2010) – “A Breve Segunda Vida de Bree Tanner”

 

 

4 thoughts on “Crepúsculo

  • Imaculada Quintino disse:

    Amo a saga crepúsculo!!!
    Sua resenha está ótima !

    • Admin disse:

      Oi Imaculada, obrigada!!
      Também gostei bastante desse livro.

      Em breve farei posts sobre os outros livros da coleção. Já tive a oportunidade de lê-los mais ainda não consegui postar a respeito. Aos poucos vou atualizando…
      Espero que você continue acompanhando nosso blog.
      Aproveite para conhecer nossa página no face: https://www.facebook.com/crazyfanbooks

      Beijinhos

  • Marcia Carvalho disse:

    Gostei muito dessa coleção. O melhor livro para mim foi Amanhcer.
    Amo suas resenhas são realmente ótimas!

    • Admin disse:

      Oi Marcia, obrigada!!

      Também gostei muito da coleção Twilight e a primeira parte do livro Amanhecer me deixou nervosa, não sei se aconteceu o mesmo com você…
      Meu favorito porém é o livro 1..
      Confesso que o Edward ==> do livro, me acompanhou em muitos sonhos por um tempo, rss.

      Logo que possível atualizarei os posts sobre os outros livros da série que também me agradaram bastante.

      Continue acompanhando que já já falarei de Amanhecer também!!
      E continue participando, é muito bom te ver por aqui!!!

      Beijinhos :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>