Crazy Fan Book's

resenha de livros nacionais e estrangeiros

As Palavras de Martin Luther King

As Palavras de Martin Luther King Book Cover As Palavras de Martin Luther King
Martin Luther King Jr.
Literatura Estrangeira / Não Ficção
Zahar
9788537801987
Hardcover
128
The Words of Martin Luther King Jr.

Martin Luther King liderou uma revolução que mudou para sempre os Estados Unidos e se estendeu por todo o mundo, tornando-se símbolo da luta pela igualdade e pela paz. Foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 1964, alguns anos do seu assassinato. Essa luxuosa edição com capa dura reúne os trechos mais marcantes de seus discursos, sermões e livros, divididos em temas como racismo, paz, fé e religião, justiça e liberdade. Suas palavras são exemplos vivos de coragem, fé e integridade – uma fonte de inspiração que renova nossa crença no homem e nos ajuda a ver o mundo de forma mais humana e solidária. Um livro para não sair da sua cabeceira.

 

 

A compaixão e a não violência nos ajudam a ver o ponto de vista do inimigo, a ouvir suas perguntas, a conhecer a avaliação que ele faz de nós. A partir da visão dele podemos de fato ver as debilidades básicas de nossa própria condição, e, se formos maduros, podemos aprender, crescer e nos beneficiar da sabedoria dos irmãos que são chamados de adversários.”

 

Este livro pequenino é uma coletânea de algumas citações extraídas de obras de Martin Luther King Jr. Serve de inspiração, retoma um pouco o sofrimento e dificuldades de seu ponto de vista em um tempo em que a segregação racial era parte da rotina nos EUA.

A escolha das citações e a introdução do livro foram feitas por Coretta Scott King, esposa de Marting Luther King Jr. e suas palavras contam brevemente a trajetória de seu marido. Como era a avida e a luta em busca do sonho de igualdade conquistada sem violência.

Martin se inspirou no movimento liderado por Gandhi, na India, ao associar uma luta pacífica por direitos iguais.

 

“Gandhi foi provavelmente a primeira pessoa na história a elevar a ética do amor de Jesus acima da mera interação entre indivíduos, transformando-a numa força social poderosa e eficaz em grande escala… Foi nessa ênfase de Gandhi no amor e na não violência que descobri o método para a reforma social que vinha buscando havia tantos meses.”

 

A introdução por si só já vale a leitura, sem dúvida recomendo.

Meu livro é de capa dura, não sei se também foi impresso em brochura (paperback), folhas amareladas, letra escuras em um tamanho razoável, contém três fotos em preto/branco. A Editora é Zahar. As citações do livro são divididas por temas: A Comunidade do homem, Racismo, Direitos Civis, Justiça e Liberdade, Fé e Religião, Não Violência e Paz.

Você também encontrará trechos dos discursos mais conhecidos “Eu tenho um sonho” e “Eu estive no topo da montanha”- último discurso de Martin feito na véspera de seu assassinato em 3 de abril de 1968, em Memphis – Tennessee. E ainda, a última parte mostra o discurso sobre a proclamação do Dia de Martin Luther King pelo então presidente dos EUA, Ronald Regan.

Separei um trecho:

“… Vamos, todos os americanos de todas as raças, credos e cores, trabalhar juntos para construir nesta terra abençoada uma cidade resplandecente de fraternidade, justiça e harmonia. Este é o monumento que o dr. King mais teria desejado.”

 

A 3ª segunda-feira de janeiro se tornou feriado em honra ao aniversário de Martin Luther King e Ronald Regan proclamou o dia 20 de janeiro de 1986 como o dia de Martin Luther King.

Achei interessante a cronologia disponível ao final do livro, onde é possível acompanhar a evolução dos acontecimentos mais importantes das datas referidas que vai de 15 de janeiro de 1929 até 18 de janeiro de 1986.

Este livro em sua maior parte é composto de trechos de discursos ou de citações reflexivas de seus livros; para um conhecimento mais profundo sobre esta parte da história, seria melhor ler um de seus livros, foram 3 escritos pelo próprio e 2 compostos por seus discursos e sermões, existe outro escrito por sua esposa onde relata a vida ao seu lado (My Life with Martin Luther King). Ainda não tive oportunidade de lê-los e tenho certeza que muita coisa interessante poderá ser encontrada nos mesmos.

Para ler este livro não é necessário nenhum vasto conhecimento de história, me considero leiga no assunto e o pouco que aprendi na época da escola foi mais que suficiente para me dar a base para entender a força de suas palavras e a importância de sua luta.

 

“A verdadeira paz não é meramente ausência de tensão; é a presença de justiça.”

 

Acredito que qualquer movimento que priorize a paz e a não violência merece a atenção de todos.

Boa leitura!

xoxo

 

Foto da capa EUA e do autor:

Cover The Words of Martin Luther King Jr.  Martin Luther King 1

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>